Sigrid Neumann Leitão

Sigrid Neumann Leitão

Engenheira de Pesca – Mestre em Oceanografia Biológica – Doutora em Engenharia Ambiental

Professora Titular

Departamento de Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco

Interesses Principais

Taxonomia e ecologia do zooplâncton marinho; o papel do zooplâncton em áreas estuarinas, recifais e oceânicas; espécies exóticas; efeitos do aquecimento global sobre o zooplâncton marinho.

 

Principais Projetos em Execução

  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ambientes Marinhos Tropicais: Heterogeneidade espaço-temporal e respostas às mudanças climáticas, 2011-2016. Financiador MCTI/CNPq.
  • Acoustics along the BRAzilian COaSt (ABRACOS). 2015-2017. Financiador: IRD (França)/UFRPE/UFPE.
  • Estudos sobre o ciclo do Carbono Inorgânico Dissolvido em áreas costeiras do nordeste e norte do Brasil e sua relação com os processos de acidificação marinha (DICAM) Financiador CAPES.
  • Comunidade planctônica no arquipélago de São Pedro e São Paulo e sua relação com mecanismos físicos: distribuição vertical da diversidade e produtividade, 2013-2017. Financiador CNPq.

Principais Publicações

An extensive reef system at the Amazon River mouth.

Moura et al (2016).

Science Advances.

link

 

Jellyfish diversity and distribution patterns in the tropical Southwestern Atlantic..

Gusmão et al (2015).

Marine Ecology (Berlin), v. 36, p. 93-103, 2015

link

 

Eutrophication effects on phytoplankton size-fractioned biomass and production at a tropical estuary.

Guenther  M et al (2015).

Marine Pollution Bulletin., v. 91, p. 537-547, 2015.

link

The non-indigenous medusa Blackfordia virginica (Hydrozoa, Leptothecata) in tropical Brazil: 50 years of unnoticed presence.

Freire, M. S. ; Genzano, G. N.; Neumann-Leitao, S.; Perez, C.

Biological Invasions, v. 16, p. 1-5, 2014.

link

 

Diversity and distribution of the mesozooplankton in the tropical Southwestern Atlantic.

Neumann- Leitão, S. N.; Gusmão, L. M. O. ; Vieira, Dilma Aguiar Do Nascimento ; Santánna, E. E. ; Paranaguá, Maryse Nogueira ; Schwamborn, R.

Journal of Plankton Research, v. 30, p. 795-805, 2008

link – PDF??

 

Estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Laura Rodrigues da Conceição

Comunidade zooplanctônica ao longo de um perfil perpendicular à costa de Salvador, Bahia, com ênfase em Copepoda. Início: 2015Mestrado em Oceanografia – UFPE, Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Patrícia Silva Basílio Dantas

Caracterização e distribuição do microzooplâncton marinho associada ás interfaces oceânicas nêuston e termoclina no entorno de ilhas oceânicas e no talude continental do Nordeste do Brasil. Início: 2015.Doutorado em Oceanografia – UFPE, Bolsa: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

 

Danielle Caroline da Mota Melo

Influência dos eventos El niño e la niña sobre a comunidade de Chaetognatha no Arquipélago de São Pedro e São Paulo – NE, Brasil. Início: 2015.Doutorado em Oceanografia – UFPE, Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Érika Pinho Correia

Espectros de tamanho e de biomassa de comunidades zooplanctônicas em ambientes oceânicos do Atlântico Tropical. Início: 2014. Doutorado em Oceanografia – UFPE Bolsa: CNPq.

 

Lucas Guedes Pereira Figueirêdo

Estrutura, produtividade e fluxo de biomassa da comunidade zooplanctônica pelágica e demersal do Banco de Abrolhos. Início: 2014. Doutorado em Oceanografia – Universidade Federal de Pernambuco, Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

 

Alejandro Esteweson Santos Faustino da Costa

Ecologia do Protozooplâncton no Arquipélago de São Pedro e São Paulo: dinâmica espacial e temporal.  Início: 2014.Doutorado em Oceanografia – UFPE, Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.