Lançamento de documentário sobre Abrolhos no Museu do Meio Ambiente – JBRJ

No dia 20 de outubro, em cerimônia com a participação do Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, foi lançado no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro o documentário “Banco dos Abrolhos: maior complexo coralíneo do Atlântico Sul”.

Compuseram a mesa de abertura de cerimônia, além do Ministro, o presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico, Sergio Besserman Viana, o Diretor de Pesquisas da Instituição, Gustavo Martinelli, e o pesquisador Gilberto Amado, coordenador da Rede Abrolhos.

Com 27 minutos de duração, o vídeo sintetiza o trabalho da equipe da Rede Abrolhos, que desde 2001, descreve, caracteriza e monitora o Banco dos Abrolhos (área de 46.000 km2 da plataforma continental brasileira). Estimativas conservadoras indicam que 19% dos recifes coralíneos já se perderam e que, em 40 anos, mais 35 % desaparecerão. No documentário, é possível perceber quão complexos são os recifes de Abrolhos, quais são as principais ameaças e alternativas para minimizar os impactos e priorizar as ações de conservação.

Para dar conta de conhecer e monitorar uma área tão vasta e tão rica, a equipe multidisciplinar da Rede Abrolhos conta com 16 pesquisadores de onze instituições e 50 estudantes de todos os níveis, além de parceiros e colaboradores do exterior.

Após a exibição do documentário, realizou-se um debate sobre a ampliação das áreas protegidas de Abrolhos, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Participaram do debate, o presidente do ICMBIO, Ricardo Soavinski, o Diretor de Política e Estratégia Institucional da Conservação Internacional, Cristiano Villardo, a Coordenadora do Programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica, Leandra Gonçalves, o Diretor da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro Costa, e o Coordenador Adjunto da Rede Abrolhos, Rodrigo Moura, professor da Universidade Federal do Rio de janeiro.

Em breve, o documentário estará disponível no canal da Rede Abrolhos no youtube.

A seguir algumas fotos do evento.